O que é Psicanálise? O Psicanalista é Médico ou Psicólogo? Os dois ou nenhum dos dois?
É comum a confusão entre esses campos, por isso é interessante distingui-los uma vez que eles não são a mesma coisa. Para que possamos elucidar as diferenças vamos começar dizendo o que é a Psicanálise.
A Psicanálise é uma prática, inaugurada por Sigmund Freud no início do século XX, que modificou a concepção que até então se tinha sobre o sujeito. A descoberta fundamental de Freud foi a existência de pensamentos inconscientes, de tal modo que a razão do homem foi submetida ao domínio de uma Outra Cena, o Inconsciente.
Dizer que as ações humanas são comandadas por uma outra lógica, a lógica do inconsciente é dizer que nem tudo que o homem vivencia é da ordem da racionalidade. Dito de outra forma, buscar pela via da razão ou da racionalidade a solução para as situações doloridas não é o caminho proposto pela Psicanálise. Qual é o caminho proposto então?
O caminho é a análise, processo por meio do qual o sujeito poderá se haver com o seu próprio inconsciente, ou seja, construirá todo um percurso que possibilitará o acesso ao seu inconsciente. Desta forma, poderá libertar-se daquilo que o faz sofrer.
Sim, sofrimento. Pois a busca por um Psicólogo/Psicanalista em geral é motivada inicialmente pela persistência de um sofrimento do qual a pessoa se queixa e quer se livrar. Essa busca por um profissional acontece porque não é possível que a pessoa se liberte desse sofrimento sozinha, ou seja, os recursos disponíveis a ela não estão sendo suficientes para solucionar os problemas que ela vivencia no seu cotidiano com os outros ou consigo mesma. E os motivos do sofrimento são os mais variados possíveis, são da ordem da singularidade.
Mas quem é o Psicanalista? O Psicanalista é aquele que se submete a um processo de formação permanente cujo um dos pilares é o estudo em uma Instituição/Escola de Psicanálise. No Espírito Santo há escolas sérias destinadas à formação de analistas. Temos o Grupo de Estudos de Psicanálise de Vitória (GEPV), a Escola Brasileira de Psicanálise (EBP), A Escola Lacaniana de Vitória (ELPV), A Escola Letra Freudiana, A Psicanálise & Cultura. Todas elas, com exceção desta última que está em Vila Velha/ES, estão localizadas no município de Vitória/ES.
O Psicanalista trabalha nos mais variados espaços, inclusive em consultório particular atendendo pessoas que o procuram para falar de suas dores, angústias, de seus sofrimentos, etc.
Desconfiem de locais que propõem uma formação com início, meio e fim, a partir da qual o analista estará autorizado a atender. O processo de formação de um analista não se dá desta maneira.
E o Psicólogo? O Psicólogo é o profissional que cursou graduação em Psicologia. Durante os anos de graduação o estudante se depara com uma diversidade de teorias e de campos de trabalho. Há a Psicologia Escolar, a Psicologia Hospitalar, a Psicologia Institucional, a Clínica. Durante a graduação é possível também ser apresentado à Psicanálise, mas não necessariamente. Ao final do curso o aluno fará uma opção por uma das áreas da Psicologia ou mesmo pela Psicanálise. É importante ressaltar que o Psicólogo não está apto a receitar medicamentos.
Mas e o Psiquiatra? Este é o profissional que cursou a graduação em Medicina e posteriormente se especializou ou fez residência em Psiquiatria. Esse campo da medicina autoriza o profissional a receitar medicamento. É interessante ressaltar que a formação inicial do pai da Psicanálise, Sigmund Freud, foi a Medicina, ele era médico neurologista.
Mas o Psiquiatra pode escolher se submeter a um processo de formação analítica, ou seja, podemos encontrar Psiquiatras Psicanalistas. Da mesma maneira que um Psicólogo também pode optar pela formação psicanalítica, ou seja, encontramos Psicólogos Psicanalistas. Esse inclusive é o meu caso!
Segue o link de uma entrevista do Psicanalista e médico psiquiatra Jorge Forbes que poderá esclarecer ainda mais essas diferenças de formação que procuramos abordar:
https://www.youtube.com/watch?v=1mitoHDrzNk
Nenhum comentário:
Postar um comentário